7 de fev de 2012

Acupuntura, Menstruação e Síndrome do Ovário Policístico - Nova Pesquisa

Pesquisadores descobriram que a Eletroacupuntura ajuda a melhorar a freqüência menstrual e diminuir a circulação de andrógenos em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Problema comum nas mulheres, a SOP causa menstruações irregulares, amenorréia, anovulação, infertilidade e quantidades excessivas de hormônios androgênicos. Andrógenos em excesso podem levar a acne, obesidade, devido à resistência à insulina, colesterol alto e hirsutismo (pêlos faciais e corporais em excesso).

Um grupo de ratos recebeu acupuntura cinco vezes por semana, durante 4-5 semanas. Outro grupo recebeu Eletroacupuntura (2 Hz de estimulação nos pontos de acupuntura). Ratos não tratados serviram como grupo de controle.

Os grupos manuais e com Eletroacupuntura mostraram normalização da atividade de estrogênio e uma diminuição nos andrógenos.

Outro estudo publicado no “American Journal of Physiology - Endocrinology and Metabolism” concluiu que a Eletroacupuntura melhorou a freqüência menstrual e níveis equilibrados de esteróides em mulheres com SOP.

O estudo mostrou mudanças arteriais em humanos participantes do sexo feminino. O hiperandrogenismo foi medido neste estudo através da determinação da concentração total de testosterona, androgênios, estrogênios, os precursores de andrógenos, e glucoronidados metabolitos de androgênio.

A Eletroacupuntura melhorou a regularidade menstrual em mulheres com SOP. Os níveis de esteróides sexuais no grupo com Electro-acupuntura melhorou significativamente acne marcadamente diminuída. O estudo mediu melhorias em uma ampla gama de variáveis ​​endócrinas tais que os pesquisadores concluíram que a Eletroacupuntura pode ajudar a induzir a ovulação em mulheres que pretendam engravidar, pois os participantes apresentaram melhora significativa na freqüência menstrual mensal.

Fonte: healthcmi.com (HelthCare Medicine Institute)

Nenhum comentário:

Postar um comentário