27 de ago. de 2012

Acupuntura para prevenção do AVC


Um estudo publicado pelo Journal of Neuroinflammation (Jornal da Neuroinflamação, em tradução livre) apontou que a acupuntura pode proteger o cérebro de lesões, como derrames, e ainda exercer um efeito anti-inflamatório após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O estudo mostrou que a ativação de um ponto específico (chamado alpha-7nAChR) estimula a redução de produção da proteína HMGB1, responsável pela inflamação e necrose.

Segundo a pesquisa, o método milenar da tradicional medicina chinesa protege o cérebro contra sua deterioração. Segundo explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, a acupuntura estimula pontos na superfície da pele que, imediatamente, são transcodificados e interpretados pelo cérebro que, automaticamente, reage evitando que ocorra, por exemplo, o temido Acidente Vascular Cerebral (AVC).


A conclusão dos especialistas afirma que a eletroacupuntura é ideal, pois oferece aos usuários "uma forte proteção contra a lesão cerebral isquêmica transitória", causada, por exemplo, por um AVC, ataques cardíacos, doença de Alzheimer ou septicemia. Isso ajuda a explicar vários efeitos benéficos medidos no estudo: eletroacupuntura reduz volume de infarto, melhora os resultados neurológicos, e inibiu a apoptose neuronal.


Dr. Luna, que é acupunturista há 28 anos e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), concorda com a conclusão do estudo. “A acupuntura oferece não só uma opção estética e de relaxamento, mas também uma oportunidade para que as pessoas previnam ou até mesmo tratem doenças paralelamente à medicina convencional”, completa.


Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário